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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O JOGO AWALÉ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM BASE NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Este trabalho busca avaliar as potencialidades humanizadoras do jogo Awalé com base na abordagem histórico-cultural, perpassando pela temática obrigatória de "História e Cultura Afro-Brasileira", instituída pela Lei nº 10.639/03, além de proporcionar o aprendizado das operações básicas da matemática por meio da prática do jogo. O objeto de estudo é a utilização do jogo Awalé como recurso metodológico de ensino aprendizagem no 3º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da etnomatemática. A ação didática foi dividida em três momentos. No primeiro, trabalhamos origem e história do jogo, localização geográfica do continente africano e as regras do jogo, utilizando como recursos a música “África” da Banda Palavra Cantada, o vídeo “Mancala”, o Mapa Mundi e versão online do jogo. Em seguida os alunos confeccionaram os tabuleiros do jogo com materiais recicláveis. Na segunda aula trabalhamos a reflexão sobre o tema “solidariedade”, para isso propomos a construção coletiva de um cartaz e o uso de dicionários. Para fixar as regras realizamos a leitura do regulamento e a prática do jogo nas versões on-line e material, sendo que, ao final da aula, os alunos levaram o jogo para casa. Na terceira aula, retomamos à prática do jogo Awalé por meio de um torneio. Concluímos que a utilização do jogo Awalé possibilitou aproximação da cultura e filosofia Africana, além de ser um importante recurso que favoreceu a socialização, estimulou o pensamento e a criação de estratégias e motivou os alunos no processo de aprendizagem.
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