Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente relato discute sobre experiências vivenciadas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência – PIBID, dentro do subprojeto Iniciação a docência: uma colaboração entre áreas, sujeitos e espaços. As reflexões aqui apresentadas referem-se, mais especificamente, ao desenvolvimento de um projeto de intervenção didático-pedagógica que teve como principal propósito contribuir de forma efetiva no processo de iniciação a docência de alunos do Ensino Superior, na Educação Básica, além de potencializar no processo de aprendizagem de alunos da educação básica, relacionando os conteúdos matemáticos trabalhados na sala de aula com o seu cotidiano. O trabalho foi construído com um grupo de 46 estudantes do nono ano, do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual da cidade de Senhor do Bonfim - BA. Destacam-se neste relato as atividades realizadas com os alunos, a parceria existente entre o PIBID e a escola onde o projeto foi desenvolvido. O trabalho foi pautado numa gincana utilizando a modelagem matemática voltada para os jogos olímpicos, já que os mesmos estavam sendo realizados no Brasil no mesmo período. A ideia foi fazer uma relação dos jogos olímpicos com o conteúdo que a professora estava trabalhando em sala de aula, que era transformações de unidades de medida. O projeto nos possibilitou perceber que a prática da docência vai além do planejamento do professor, das aspirações e desejos em sensibilizar os alunos à construção do conhecimento. Apesar das dificuldades encontradas, os resultados finais indicam que os objetivos foram alcançados.