Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O JOGO DE GOLFE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
renata lourinho da silva, Maria José Lopes de Araújo, Josiane da Silva Reis

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho foi elaborado a partir de uma experiência realizada com alunos de mestrado e doutorado do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Trata-se de um estudo reflexivo sobre o uso do jogo de golfe como recurso metodológico para o ensino de expressões algébricas no ensino fundamental. Nesse sentido, ao utilizarmos o jogo para fomentar o conhecimento matemático, nos apropriamos da elaboração de atividades que auxiliam na compreensão da soma de pares (termos) semelhantes, onde o número de tacadas é representado por x e a distância percorrida pela bola até atingir o “alvo”, representado por y. A atividade mostrou-se relevante para o ensino, tendo em vista que a cultura lúdica presente no jogo de golfe permitiu o estabelecimento de relações entre as expressões algébricas e a aritmética, o que possibilitou melhor compreensão deste conteúdo matemático, além de propiciar envolvimento entre os participantes, proposições de conjunturas e contato com um tipo de jogo não tão usual entre os jovens brasileiros.


Texto completo: PDF