Última alteração: 06-10-2017
Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar alguns elementos que caracterizam o ensino de matemática encontrados em uma Instituição de Ensino Salesiano, administradas pelas irmãs filhas de Maria Auxiliadora, em Campo Grande região Sul do Mato Grosso UNO no período entre 1930 a 1970, onde é contemplado o movimento de duas grandes reformas educacionais, a de Francisco Campos 1931 e a LDB 5692 de 1971, marco temporal do ponto de vista histórico. Apresentamos aqui alguns repertórios pedagógicos que fizeram parte do ensino da matemática nos primeiros anos escolares no Colégio Salesiano, os quais eram ministrados a moças de fino trato, entre eles destacamos: livros, materiais pedagógicos e didáticos, sendo estes uns dos objetivos específicos investigados na dissertação de mestrado que está em andamento. Desta forma, este artigo está estruturado da seguinte maneira a primeira, introdutória, traz uma apresentação panorâmica da Região do Mato Grosso; a segunda o “locus” o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e por fim, alguns dos elementos que caracterizam o ensino da matemática ensinada em um colégio feminino. Assim nosso texto se movimenta na busca de resposta a seguinte questão: Que trajetória de constituição teve a aritmética no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, sendo esta uma escola para moças?