Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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UMA ABORDAGEM NOS ANOS FINAIS COM O USO DA CALCULADORA
Alexsandro Soares Candido, Arthur Damasceno Vicente

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esse artigo expõe um estudo de caso em sala de aula que ocorreu no ano de 2017 com 20 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Nossa finalidade foi verificar quais estratégias usadas para a aprendizagem e/ou consolidação de multiplicação e divisão, e ainda, propomos um trabalho que destaque a importância da inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas de matemática. Usamos aporte teórico a teoria da instrumentação de Rabardel (1995), que apresenta a relação existente entre seres humanos e apresenta, em seu estudo, a definição dos termos artefato e instrumento. Como procedimentos metodológicos, fizemos um teste diagnóstico de um protótipo de atividade com o auxílio de calculadora simples. Os resultados apontaram que os alunos puderam usar a calculadora como um instrumento de aprendizagem para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e, dessa forma, foram capazes de resolver problemas de multiplicação e divisão.


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