Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO MÚLTIPLAS HABILIDADES
Eduardo Meliga Pompermayer, Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este minicurso é resultado do projeto de ensino Jogos de Tabuleiro e Inteligências Múltiplas realizado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul – Campus Canoas. Este projeto visa oferecer aos alunos do ensino médio a oportunidade de desenvolver múltiplas habilidades através de jogos de tabuleiros. Tendo como embasamento a teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, através das oficinas realizadas no ano de 2016 foi verificado que os jogos de tabuleiros modernos podem ser uma ferramenta que se alia ao ensino para o desenvolvimento de habilidades muito importantes na vida profissional e pessoal de nossos estudantes. Através de oficinas realizadas no contra turno das aulas, os estudantes puderam experimentar jogos com diversas mecânicas, onde cada uma dessas pode desenvolver diferentes capacidades do jogador. Para este minicurso foram selecionados jogos em que suas temáticas e mecânicas possam desenvolver conceitos matemáticos e desenvolver habilidades importantes para o ensino de matemática. Os participantes terão a oportunidade de experimentar os jogos e verificar suas potencialidades para o ensino de matemática, buscando durante essa prática instigar as discussões sobre todos os conceitos abordados nos jogos, motivando que essa dinâmica possa ser reproduzida em outras instituições de ensino.


Texto completo: PDF