Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Jéssica de Sousa Santos, Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues, Cícero dos Santos Teixeira

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem a partir da experiência vivenciada com uma aluna com deficiência visual matriculada na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual do município de Piracuruca-PI. Objetiva apresentar aspectos da vida dela no que concerne à acessibilidade, materiais didáticos, relação com o  professor de Matemática. O relato de experiência  foi fundamentado em estudos bibliográficos e dados coletados em entrevistas semi-estruturadas, realizadas com a aluna, o professor, o gestor e a coordenadora da escola além de observação durante as aulas de matemática. A análise revelou que a escola possui certa acessibilidade, apresentando rampas, equipamentos destinados ao deficiente visual, as técnicas metodológicas utilizadas pelo docente para com a discente, assim como as dificuldades enfrentadas pela aluna e as potencialidades. Ao passo em que examinamos o ponto de vista do núcleo gestor e do docente em relação à mesma, constatamos que em relação ao processo ensino aprendizagem, a aluna possui um ótimo desempenho escolar e existe uma boa relação professor-aluno, assim ficando perceptível que a metodologia adotada para se trabalhar com a referida educanda está gerando bons resultados.

 

Palavras Chaves: Deficiência visual. Processo ensino-aprendizagem. Educação inclusiva.


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