Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SALA DE AULA
Amália Lopes Bezerra

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


O excerto exposto neste pôster, configura-se em um projeto de pesquisa intitulado ensino nas escolas públicas: desafios e perspectivas, o presente estudo visa encontrar as dificuldades no ensino das escolas públicas e perceber qual a importância das disciplinas de ciências e matemática para a formação e aprendizagem dos educados. Desse modo, essa atividade de ir à campo permite uma reflexão sobre a educação de uma forma geral, em seus diversos fatores, como: a estrutura física das escolas, os professores e suas metodologias de ensino, e permite que se chegue a outras conclusões das quais se perceba que algumas metodologias são importantes e essenciais para que as aulas sejam mais produtivas para uma aquisição positiva através de métodos diferenciados que irá ser significativo para o aluno. Assim, o objetivo consistiu em analisar os aspectos da formação inicial e continuada de docentes, com vistas ao processo de ensino-aprendizagem nas instituições que estão vinculados. Neste sentido, para construção da atividade, apoiamos numa pesquisa qualitativa, com aparato bibliográfico (artigos, publicados na internet monografias, dentre outras fontes confiáveis). Através de obter as informações necessárias para o objetivo da pesquisa e para complementa-la, contamos com a participação de docentes de escolas municipais e estaduais da nossa cidade, Macau/RN, através de questionários elaborados pelos componentes do grupo. Os dados foram apresentados a partir das respostas para cada questionamento, os quais foram depois juntados e apresentados em forma de discussões, afim de interpretar o que cada docente vive no ambiente escolar. Diante disso, o propósito do conteúdo da atividade foi identificar as dificuldades e desafios enfrentados por cada docente no dia a dia, e as perspectivas e esperanças dos mesmos em buscar novas metas a serem atingidas para o futuro. O processo de composição da pesquisa abriu novos horizontes, pensamentos e reflexões relacionadas a pratica docente, e  a melhoria nas condições de trabalho também teve um papel importante nessa reflexão, sendo de relevância e significado para a vida profissional e acadêmica. Dessa forma, todas essas etapas contribuíram de forma direta para várias discussões sobre essa problemática, diante de vários pontos de vista referente a essas situações. Cabe ao professor buscar alternativas para uma metodologia que facilite e permita um melhor desempenho de aprendizado, como aulas práticas, dialogadas, discussões sobre o conteúdo e experimentais, sendo eficientes como boas estratégias de ensino

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