Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA HUMANIDADE: MOVIMENTOS E APRENDIZAGENS DURANTE UMA SEMANA DA MATEMÁTICA
Lauro Chagas e Sá

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Com a instituição do Dia Nacional da Matemática, por meio da lei nº 12.835/2013, o mês de maio passou a concentrar grande parte dos eventos relacionados à esta ciência. Participando do movimento nacional de popularização da Matemática, prosusemos a 1ª Semana da Matemática de nossa instituição, com tema “Matemática no passado e no presente”. Neste relato de experiência, analisaremos as produções escritas de estudantes do ensino médio após apresentarem seus trabalhos sobre História da Matemática, procurando identificar reflexões dos estudantes em relação à matemática a partir da investigações realizadas. Verificamos que, a partir o desafio de relacionar História da Matemática e História da Humanidade, os estudantes puderam associar conteúdos aprendidos em diversas disciplinas, principalmente em História, Filosofia e Sociologia. Os trabalhos apresentados na Semat também promoveram uma reflexão sobre a contrbuição dos africanos na História da Matemática, a partir do caso do Papiro egípcio de Ahmes. Não obstante, a proposta também fez com que os estudantes produzissem significados em meio às próprias experiências, comparando o conhecimento matemático ao longo da história e proporcionando uma ampliação da maneira com que eles entendem e lidam com a Matemática.

Texto completo: PDF