Última alteração: 05-10-2017
Resumo
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PIBID-UFRGS) proporciona aos estudantes dos cursos de licenciatura e às professoras supervisoras a oportunidade de vivenciar diversas experiências nas salas de aula e na escola pública. Neste sentido, este relato tem como objetivo descrever e refletir sobre o projeto “O estudo das frações através da sua aplicabilidade” que foi desenvolvido com as turmas de sexto ano pelos bolsistas, que atuaram na Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas. O projeto teve como objetivo estimular a criatividade através de atividades diferenciadas, propiciando a compreensão das diferentes formas de representar frações. Estudos sobre metodologias que propiciem o aprendizado de frações têm sido alvo de interesse de professores e pesquisadores. Tais estudos apontam que os alunos apresentam dificuldades no aprendizado deste conteúdo. Nesta perspectiva, o projeto, desenvolvido de maio à dezembro de 2015, buscou desenvolver e investigar diferentes abordagens sobre o ensino de frações, buscando articulações com atividades que explorem elementos presentes no cotidiano dos alunos. Em vista disso, o projeto foi aplicado por meio de oficinas com as turmas selecionadas. As oficinas trouxeram materiais concretos para a abordagem de frações, como os que serão citados neste relato. Pudemos perceber, durante essas oficinas, que grande parte dos alunos demonstrou pouca familiaridade com os conceitos básicos da matemática (divisão, multiplicação), porém tivemos respostas positivas dos alunos, que interagiram e mostraram interesse na aprendizagem dos conteúdos.
Palavras chaves: Frações. PIBID. Oficinas.