Última alteração: 05-10-2017
Resumo
Este trabalho tem como finalidade, apresentar os principais comandos e recursos da linguagem de programação LOGO como forma de motivar, facilitar e enfatizar o aprendizado de alguns fundamentos de geometria plana do ensino básico. A problematização, utilizando a construção de figuras no ambiente FMSLOGO, contribui substancialmente para estimular e desenvolver a criatividade do aluno quanto aos princípios de simetria, rotação, semelhança e no reconhecimento de padrões geométricos. Paralelamente, por se tratar de uma linguagem de programação, o estudo da linguagem LOGO põe o usuário em contato com os conceitos computacionais de algoritmos, procedimentos e programação de computadores, tão necessários à compreensão de tecnologias educacionais recentes como o uso de impressoras 3D e robótica educacional. Como forma de complementar o leque de objetos geométricos, haverá uma breve exposição de imagens fractais construídas com muita facilidade no software FMSLOGO. Ao final, os participantes poderão resolver atividades propostas e será aberto um momento para discussão sobre a abordagem do LOGO em sala de aula