Tamanho da fonte:
A MATEMÁTICA NA BIOLOGIA: O ENSINO INTEGRADOR
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
o presente artigo constitui de um relato de experiência acerca de uma atividade avaliativa, realizada na disciplina Matemática, inserida no Curso Superior da Licenciatura em Biologia, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campi Macau. A proposta feita a nossa turma do 1º período do referido Curso correspondia em desenvolver uma pesquisa que integrasse os aspectos da Matemática com as atividades rotineiras. Neste sentido, o docente responsável pela disciplina (Matemática) deu-nos um tema e a partir deste, devíamos apresentar as correlações entre os conteúdos estudados com as definições e informações do tema proposto. Assim, neste espaço, temos por objetivo esmiuçar o percurso desta experiência no decurso do semestre de 2016.2, com vistas a expor os principais acontecimentos (coleta de dados, as inquietações quanto ao tema, a apresentação dos dados). Essa atividade contemplou os elementos investigativos de um projeto de ensino, de modo a oportunizar a interligação entre os conhecimentos da Educação Matemática (via projeto de investigação – consultar Mendes, 2016) e da composição química de fraldas descartáveis (objeto de estudo do nosso grupo). Os estudos com ênfase nos educandos (nosso caso) proporcionam uma atenção mais apurada para o processo de ensino-aprendizagem, reforçando o caráter enriquecedor que a imersão dos envolvidos têm no evento educativo. Com a atividade de pesquisa e apresentação das informações, conseguimos apropriar melhor dos conceitos vistos em sala de aula, além de aguçar a nossa criatividade e potencial de desenvolvermos algo para o crescimento, ora do grupo, ora da turma que assistiu-nos e compreenderam a nossa pesquisa.
Texto completo:
PDF