Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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RENASCIMENTO E NEOCONCRETISMO, OUTRO OLHAR PARA A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Nos últimos anos tem-se tornado cada vez mais providencial a necessidade de buscar alternativas à atual maneira de como, nós professores, lidamos com o binômio Ensino e Aprendizagem, ou seja, a maneira de ensinar e aprender Matemática. Tentando responder ás questões que surgem é que apresentamos esta pesquisa interdisciplinar, que procura associar a Matemática á Arte de maneira a possibilitar aos professores, alternativas viáveis para trabalhar a disciplina em sala de aula. Sendo assim, mostramos algumas das atividades que foram realizadas em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Essas atividades fazem parte de uma proposta de abordagem para determinados conteúdos em que há a possibilidade de trabalhar disciplinas que parecem tão distantes, mas que, já foram tão próximas. O que muitos poderiam dizer é que não há relação entre elas, pois a primeira é essencialmente teórica, racional e objetiva, dada aos axiomas e teoremas, enquanto que a segunda está voltada para o belo, a subjetividade e aos sentidos. À medida em que a abordagem interdisciplinar se faz presente vemos o quão promissor é tal entrelaçamento e o quanto podemos nos apropriar de outros saberes como a Arte, em particular, a Geografia e a História para ensinar Matemática.

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