Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em nível de mestrado e se propõe a descrever uma análise realizada em alguns livros de geometria analítica em nível superior publicados originalmente desde a década de 40, detendo-se no estudo de superfícies quádricas. Estes resultados buscam subsidiar a elaboração de um material didático que contenha atividades que possam mobilizar diferentes registros de representação semiótica no estudo de quádricas tendo-se como fundamentação teórica DUVAL (2011). Desse modo, foi considerado como referencial metodológico as orientações da pesquisa qualitativa orientada pelos princípios da pesquisa bibliográfica de GIL (2002). Nesse sentido, são apresentados neste trabalho a descrição de cinco livros onde pode-se perceber em seu teor uma predominância acentuada do registro algébrico, tanto em termos de registro de partida (65,4%) como de chegada (65,16%). Assim, com a identificação de que o registro algébrico fora priorizado nas obras, busca-se na elaboração do material didático, através da utilização de recursos tecnológicos, evidenciar outras representações em termos de registros de partida e chegada, bem como, relacioná-los ao longo das atividades.