Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A MULTIPLIÇÃO AO LONGO DOS TEMPOS: O USO DO MATERIAL DOURADO COMO MEIO FACILITADOR DA COMPREENSÃO DO ALGORITMO
Carolina Freire Pinto

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O Ensino tradicional de Matemática, muitas vezes, aborda os algoritmos como uma série de regras que existem sem uma justificativa maior e os alunos, por sua vez, as decoram muitas vezes sem a compreensão do que estão fazendo, o que gera muitos obstáculos epistemológicos. O presente artigo tem como objetivo desmistificar a crença de que só existe uma única forma de efetuar a multiplicação com naturais e fazer uma reflexão sobre as propriedades existentes em cada algoritmo. Para isso, faremos um breve panorama histórico de métodos alternativos para efetuar a multiplicação, usados em diferentes civilizações, refletindo sobre as propriedades que toram o produto correto. Para auxiliar a compreensão da multiplicação entre números naturais, faremos uma adaptação do método da Gelosia para o uso do material dourado, para que este seja um meio facilitador da aprendizagem. Acreditamos que o minicurso possa auxiliar a propagar essa refleção e a diminuir os obstáculos epistomológicos criados em torno do algoritmo da multiplicação.

Texto completo: PDF