Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PESQUISAS BRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SITUADAS NA INTERFACE ENTRE ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Kécio Gonçalves Leite

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento, no âmbito do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM/UNIR), que tem por objetivo mapear a produção acadêmica brasileira que contempla simultaneamente as temáticas Etnomatemática e Educação Escolar Indígena nas últimas três décadas. Nesse período, a Etnomatemática se estabeleceu como campo de pesquisa e produção teórica no Brasil, sendo contemplada em pesquisas de programas de pós-graduação e dando origem a grupos de pesquisa, periódicos e eventos científicos que abordam o ensino de matemática em diferentes contextos culturais. No mesmo período, a Educação Escolar Indígena passou por transformações, recebendo novos marcos legais e teóricos, com destaque para o protagonismo dos povos indígenas na reivindicação de uma educação escolar intercultural e específica. Nesse contexto, para fins de se identificar elementos que possam subsidiar a compreensão histórica da constituição de uma subárea da Educação Matemática relacionada diretamente com a Educação Escolar Indígena, emerge o seguinte problema: Quais são as questões de pesquisa, os espaços, as instituições, as recorrências teóricas e metodológicas e os resultados da produção acadêmica brasileira situada na interface entre Etnomatemática e Educação Escolar Indígena nas últimas três décadas? A pesquisa justifica-se pela necessidade de mapeamento da produção acadêmica sobre a temática, visando a atualização de referenciais, a síntese de resultados e o apontamento de demandas e possibilidades de novas investigações científicas.

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