Última alteração: 29-09-2017
Resumo
Ao olharmos para o Estágio Curricular Supervisionado, segundo a ótica da psicologia histórico-cultural, entendemos que a mobilização de conhecimentos teóricos a respeito da Matemática e aqueles relativos ao modo de ensiná-la pressupõe uma atribuição de novos sentidos aos conhecimentos matemáticos da Educação Básica e dos conhecimentos teóricos sobre métodos de ensino. Com o objetivo de conhecer e identificar um modo geral de pesquisa sobre estágio na formação inicial do professor de Matemática, segundo a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade, analisamos duas dissertações (SILVA, 2014; BEMME, 2015) e duas teses (CEDRO, 2008; RIBEIRO, 2011) que constituíram espaços formativos que possibilitaram ao futuro professor estar em atividade na perspectiva de Leontiev (1978). Percebemos que, além dos autores apontarem caminhos para pesquisar o estágio na formação do professor de Matemática, também foi possível identificar possibilidades para a organização do ensino dos formadores de professores de modo a mudar a qualidade dos estágios.