Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Andre Lima Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Carvalho

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este relato de experiência traz considerações sobre o uso da metodologia da resolução de problemas na perspectiva de Allevato e Onuchic (2008) na sala de aula de matemática onde conteúdos referentes à Estatística foram trabalhados. Desenvolvemos atividades  junto à 110  alunos do 3º. ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior do Paraná. Considerando a pesquisa de natureza predominantemente qualitativa para a análise dos dados, onde fizemos considerações de natureza interpretativa para os resultados obtidos. Num total de três semanas, vários conteúdos específicos foram trabalhados. Os objetivos foram despertar o interesse do tema pelos estudantes, desenvolver atividades que trouxessem prazer em estudar e desenvolver habilidades para além das exclusivamente de natureza matemática, uma vez que foi possível trabalhar temas sociais a partir das atividades, como distribuição de renda. Os resultados obtidos demonstraram que a aplicação de atividades com a metodologia da resolução de problemas desperta interesse e participação dos estudantes, bem como permite desenvolver habilidades de interpretação de texto, já que a coleta equivocada dos dados conduzem à respostas erradas, mesmo que os meios procedimentais de execução/resolução escolhidos estejam corretos.

 


Texto completo: PDF