Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Isadora Konarzewsky Patzer, Isabel Koltermann Battisti

Última alteração: 07-10-2017

Resumo


: Todo o processo de formação do professor requer conhecimento. Como acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID), foram elaboradas e desenvolvidas atividades desencadeadoras de aprendizagem, um jogo, que visava uma melhor compreensão dos estudantes, de uma turma do 7º ano, acerca da adição de números inteiros. Nesse sentido, a presente escrita traz como principal objetivo, discutir a importância da vivência de práticas pedagógicas diferenciadas em sala de aula e a contribuição desta na formação inicial do professor de matemática desenvolvendo conhecimentos profissionais para a prática, na prática e da prática. O contato com a sala de aula e a elaboração de um planejamento, são ações que possibilitam um vasto conhecimento para a formação do professor. Ao organizar o ensino para a prática, foi necessário conhecimento da matéria, pedagógico e de estratégias de ensino, construindo elementos necessários para uma base de ensino. A partir da vivência, obtivemos a oportunidade de por nossas ações na prática, ou seja, onde colocamos nossos planos em ação. E por fim, adquiriu-se conhecimento da prática, ou seja, experiência para sua formação, a qual se trata de um sujeito sempre em desenvolvimento. O contato com a escola, que a bolsa de iniciação à docência proporciona, contribui de forma relevante na formação do professor, possibilitando diferentes vivências e a transformação destas em experiências.


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