Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O texto discute um projeto de formação continuada normatizado pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso, intitulado Projeto de Estudos e Intervenções Pedagógica (PEIP), desenvolvido no ano de 2016. Apresenta, especificamente, as expectativas e a avaliação de uma professora de matemática que atua no Ensino Médio, sobre a primeira etapa da formação denominada Estudos Coletivos. O desenvolvimento e as análises dos dados da pesquisa fundamenta-se ao tratar de formação continuada e formação continuada em matemática em Nòvoa (1995), Garcia (1999), Imbernón (2016), Nacarato (2006) e Palma (2010) e sobre o Ensino Médio em Krawczyk (2011) e Lopes (2011). A professora relata que os textos indicados para estudo, a dinâmica da formação, bem como a sistematização obrigatória em um relatório não consideraram as necessidades formativas dos professores. A partir da análise dos dados pode-se afirmar que o PEIP não contribuiu para que os professores compreendessem e empreendessem ações para melhorar o processo de ensino-aprendizagem da matemática.
Palavras Chaves: Formação continuada. Professores de Matemática. Ensino Médio.