Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO?
PAULO VILHENA DA SILVA, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS, JANEISI DE LIMA MEIRA, JOSIANE SILVA DOS REIS

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Como se sabe, há uma demanda para que os professores de matemática contextualizem suas aulas, a fim de torna-las mais motivadores e significativas. Entretanto, muitas vezes a ideia de contextualizar é entendida de maneira equivocada: ao invés de proporcionar a mediação entre os conhecimentos cotidianos e os saberes escolares, acaba-se por desqualificar os saberes científicos que não apresentam possibilidade de aplicação prática imediata na vida do aprendiz. Diante dessa problemática, esta comunicação tem o objetivo de possibilitar um debate à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, sobre a questão da contextualização na Educação Matemática, de modo a refletir se essa prática colabora ou prejudica o ensino dessa disciplina.


Texto completo: PDF