Tamanho da fonte:
PROJETO DE MINICURSOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
Última alteração: 02-10-2017
Resumo
O Projeto de Minicursos no Ensino Superior Ensinar e Aprender Matemática surgiu a partir de uma dupla demanda existente no IFRS-Canoas. Do lado dos estudantes do Ensino Médio Integrado os quais, apresentam dificuldades em conteúdos de matemática básica, ou porque esses conteúdos nunca lhes foram ensinados ou porque foram de forma precária. Do outro lado estão os estudantes da Licenciatura em Matemática, que muitas vezes só tem a oportunidade de experimentar a docência nas disciplinas de estágio, organizadas a partir do quinto semestre. Assim, pensou-se na criação desse projeto oportunizando aos licenciandos espaços de prática docente com a oferta de minicursos, sob orientação de pelo menos um professor da instituição, aos estudantes do Ensino Médio Integrado, contribuindo para a formação de ambos. Em 2015, percebeu-se a necessidade de expandir o público-alvo, possibilitando que todos os estudantes do campus pudessem se inscrever, dando continuidade ao projeto também nesse ano. Além disso, foram ampliados também os temas dos minicursos, os quais deixaram de ser relacionados estritamente a conteúdos matemáticos, e passaram a incluir a utilização de softwares e a resolução de problemas. Na primeira etapa do projeto é realizado um levantamento com os estudantes do Campus sobre quais assuntos interessam a eles, tanto para ministrar quanto para participar. Em seguida é feito a proposta aos estudantes de licenciatura para se voluntariar como ministrantes nos assuntos que quisessem e a indicação de professores orientadores. Ao final do projeto é feito um seminário onde todos os ministrantes e orientadores dos minicursos se reunirão, com o intuito de haver trocas de experiências e o planejamento de ações para a sua continuidade. Assim, consideramos que o processo tem sido exitoso e temos perspectiva de que ele continue nos próximos anos.