Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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RELAÇÕES ENTRE LETRAMENTO E NUMERAMENTO E A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
André Luís Pereira Souza

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Analisar as relações entre letramento e numeramento, evidenciando a importância social da escrita, da leitura e das habilidades matemáticas perfez os objetivos do trabalho. Dominar os conhecimentos matemáticos básicos é fundamental para a vivência no mundo moderno, afinal, em diversas situações cotidianas é necessário utilizar habilidades matemáticas, como a quantificação, a estimativa, a contagem e a enumeração. O procedimento de pesquisa para a realização do trabalho foi bibliográfico, foram analisados livros, artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado com cunho educacional que abordavam, em sua maioria, os temas letramento, numeramento e alfabetização. Os principais autores utilizados foram (BARWEL, 2004), (FAYOL, 2012), (FERNANDES e JUIOR, 2015), (FREIRE, 1987), (MORTATTI, 2004), (SOARES, 2001, 2003) e (TERRA, 2013). O texto foi dividido em quatro partes: na primeira são introduzidos alguns conceitos iniciais acerca de letramento e numeramento, evidenciado semelhanças entre os dois campos de pesquisa. Na segunda, são explicitados algumas reflexões acerca do letramento, mostrando as principais vertentes de pesquisa. Na terceira são abordadas algumas reflexões acerca do termo numeramento, e evidenciam-se profundas relações entre numeramento e letramento. Na quarta, e última parte, são feitas considerações acerca da importância social do domínio das habilidades matemáticas e da importância das pesquisas em numeramento para a educação matemática.

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