Última alteração: 02-10-2017
Resumo
O objetivo deste trabalho é promover reflexões acerca da aplicação do algoritmo de Levenshtein (1965), no auxilio da análise de Erros construída a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula e conduzidas sob a luz da Resolução de Problemas. A pesquisa foi realizada em uma turma do 4º semestre do Bacharelado de Ciência da Computação e sua finalidade foi divulgar como o algoritmo pode ser útil, quando praticamos a metodologia da Análise de Erros, nesse caso, aliada no ensino e na aprendizagem de derivadas. A pesquisa é qualitativa e foi realizada através da observação participante, empírico-experimental e análise documental. A análise das respostas dos alunos permitiu conhecer as dificuldades matemáticas que os alunos encontram na resolução de problemas de derivadas bem como conhecer dificuldades em conhecimentos prévios. Os debates a respeito das resoluções construídas permitiram aos alunos construir novos conhecimentos matemáticos e reconstruir outros. Os resultados, ainda que prévios do algoritmo nos permite concluir que a similaridade de idéias, indica o caminho para o professor, neste caso, sobre o erro. A reflexão sobre os erros mostrou-nos lacunas em conceitos matemáticos anteriores, possibilitando, assim, corrigirmos algumas dessas falhas.