Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Através da análise de conteúdo, pesquisa buscou analisar quatro livros didáticos de Matemática do PNLD 2015 que foram disponibilizados para a seleção em uma escola da cidade de Santa Maria RS, a fim de identificar de que forma as questões interdisciplinares entre as disciplinas de Matemática e Física são abordadas. Também foram realizadas observações em sala de aula, para identificar como o livro didático é utilizado pelos professores de Física e Matemática , buscando entender se o processo do ensino baseado ou não nos livros didáticos adotados beneficia uma aprendizagem de forma significativa. A pesquisa mostra que alguns conteúdos básicos necessários para a aprendizagem da Física, como Geometria Analítica é vista em ano diferente na disciplina da Matemática, com o enfoque diferente, carecendo da integração para uma aprendizagem significativa. Constatou-se nas análises que os livros de matemática trazem uma contextualização na sua maioria com o cotidiano, mas um dos livros faz uma abordagem mais aprofundada da relação das Funções Afim e Quadrática com o conteúdo de cinemática da disciplina de física, além do que, os professores não dispõem de tempo para discutirem com seus colegas as questões interdisciplinares em sala de aula. A exceção é o professor que leciona Matemática e Física, que pode tornar possível alguma integração entre as duas áreas.
Palavras Chaves: Livro didático.Matemática e física. Interdisciplinaridade.