Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
USO DE VIDEOAULAS PARA O ENSINO PRESENCIAL DE ESTATISTICA
Aline Cafruni Gularte, Lisiane Priscila Roldão Selau

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Sabendo que os alunos apresentam melhor aproveitamento ao participar ativamente de seu processo de aprendizagem, as tecnologias educacionais podem constituir um recurso promissor no ensino de Estatística. Isto ocorre porque as tecnologias educacionais podem oferecer um ambiente interativo e individualizado, no qual o aluno é constantemente convidado a interagir com os conteúdos, podendo escolher o tipo de mídia que se adapta melhor ao seu estilo de aprendizagem. Este projeto de ensino busca refletir sobre a importância do uso de videoaulas como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem mostrando de forma nítida como essas ferramentas podem contribuir na transformação da maneira como os professores ensinam e acompanham a aprendizagem de seus alunos, mudando velhos hábitos do sistema de ensino. Para isso foi realizado videoaulas pela professora ministrante da disciplina MAT02282 – Análise Estatística Não-paramétrica. Os conteúdos foram desenvolvidos em aulas teóricas com o auxílio de materiais didáticos, disponibilizados pela plataforma Moodle da Universidade, como: apostila e slides. Exercícios práticos foram resolvidos utilizando softwares estatísticos, entre eles: R, SAS e SPSS junto com o Excel para enfatizarem a aplicação e interpretação dos resultados. E as videoaulas foram desenvolvidas para servirem de complemento da aprendizagem feita em sala de aula. Ao acessá-las o aluno pôde, a qualquer momento, reforçar o seu estudo e ter um desempenho mais satisfatório nas avaliações. Ao final do semestre foi enviado aos alunos um questionário para que fosse avaliado a percepção dos mesmos a respeito das videoaulas. Para os alunos, a opção de poder rever os conceitos vistos em aula por meio das videoaulas foi percebida como uma ótima forma de estudo.