Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente artigo refere-se a uma experiência da utilização do software CmapTools como recurso didático para o ensino do Princípio Multiplicativo. A atividade foi proposta na disciplina de Educação Matemática e Tecnologias do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio, e consistia na elaboração de uma sequência didática utilizando softwares para ensinar algum conteúdo de Matemática, a ser escolhido pelos acadêmicos. O principal objetivo com o uso deste software foi o aprimoramento da organização/sistematização para resolver problemas de contagem. Levou-se em conta os relatos dos acadêmicos, descritos em suas páginas e fatos que ocorreram durante a apresentação. O software é utilizado para elaboração de mapas conceituais, o que fez-se no presente trabalho foi utilizá-lo para outro fim, ou seja, para introduzir um conteúdo da Matemática por meio de representações. Os acadêmicos participantes da experiência perceberam o enfoque diferenciado dado ao software, bem como sua contribuição para a organização/sistematização para resolver problemas de contagem e também para a construção do conceito trabalhado.