Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CRIPTOGRAFIA E O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E SUA INVERSA
Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Alex Cabral Barbosa

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Fluminense e tem como objetivo apresentar a Criptografia como ferramenta para tornar o ensino e aprendizagem de função afim e de sua inversa significativos. Esta pesquisa foi motivada pelo desejo de trabalhar um tema atual, dinâmico e presente no cotidiano dos educandos. A Criptografia, além de ser um tema presente na atualidade, apoia-se na matemática para assegurar o sigilo necessário na comunicação. Para tanto, o trabalho está voltado para alunos que já tenham estudado função afim e sua inversa, pois o intuito não é ensinar o conteúdo e sim trazer significado por meio da Criptografia. Essa proposta baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, cuja ideia central, segundo Moreira e Masini (2006), é a de que o fator mais importante da aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe. Foi aplicada uma proposta pedagógica para alunos do segundo período de Licenciatura em Matemática, onde constatou-se que o fato de trabalhar com um tema potencialmente significativo e atual, motiva e contribui para dar significado aos conteúdos anteriormente trabalhados.


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