Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE ESTATISTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
Aline Cafruni Gularte, Lisiane Priscila Roldão Selau

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O Ensino a Distância (EAD) tem assumido, ao longo dos anos, um papel relevante, destacando o sentido de liberdade e autonomia, provocando uma nova visão para o ensino e a emergência de serem atribuídos novos valores, parâmetros, critérios e conceitos com a ajuda das tecnologias digitais e dos sistemas de informação e comunicação, possibilitando novas formas de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo proporcionar uma forma de que o aluno possa adquirir e construir conhecimentos mediante postura participativa, autônoma e crítica. Para isso foram ofertadas turmas da disciplina de MAT02219 – Probabilidade e Estatística da UFRGS na modalidade a distância para cursos presenciais de ciências exatas, disponibilizando materiais didáticos e atividades: apostila, vídeo aulas, provas simuladas, atendimentos de monitoria, chats e fóruns, acessados pela plataforma Moodle da Universidade, com o intuito de capacitar o aluno na compreensão dos conteúdos. Ao final do semestre foi encaminhado para os alunos um questionário com o objetivo de avaliar a percepção dos alunos sobre a disciplina EAD. Os resultados encontrados demonstram que os alunos estão bastante satisfeitos com o formato da disciplina, fizeram avaliação bastante positiva quanto aos recursos utilizados e são unânimes em dizer que recomendariam a disciplina na modalidade EAD para seus colegas. Além da avaliação da modalidade EAD feita pelos alunos ao final do semestre por meio do questionário, neste trabalho também é apresentado o comparativo de desempenho dos alunos de duas turmas presenciais da disciplina oferecidas em 2015/1, com quatro turmas na modalidade de ensino a distância que ocorreram nos semestres de 2015/2, 2016/2 e 2017/1, todas conduzidas pela professora participante do projeto. Para avaliar o desempenho das duas modalidades foram comparadas as médias das notas gerais dos alunos e observou-se que a diferença de desempenhos entre as duas modalidades de ensino não foi significativa.

Texto completo: PDF