Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
COMPREENSÃO DE CONCEITOS ATRAVÉS DE CONSTRUÇÕES NO PAPEL: da Tábua de Pitágoras ao uso de Origamis
Letícia de Queiroz Maffei, Paola Reyer Marques

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Ao pensar no trabalho com a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental se percebe a necessidade de buscar compreender o processo de construção de alguns conteúdos para que o trabalho do professor com as crianças possa ir além da utilização mecânica de algoritmos e conceitos. O objetivo com este minicurso é utilizar recursos como Tábua de Pitágoras e Origamis para que sejam exploradas formas geométricas, compreensão acerca de frações e equivalências, construção da tabuada e demais relações que possam vir a ser estabelecidas ao longo das atividades. O processo de construção tanto da Tábua de Pitágoras, quanto de alguns Origamis permite não só a ampliação relativa à compreensão de determinados conceitos, como também propicia que tal movimento ocorra em meio a uma atividade que se dá em uma perspectiva mais lúdica na qual o sujeito participa de maneira mais interativa e participativa da construção do significado dos conteúdos trabalhados.


Texto completo: PDF