Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ENTRE FASES, VIDAS E VILÕES: O USO DA GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS
Felipe da Costa Negrão

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente relato pauta-se na experiência enquanto professor formador, na condução da disciplina de “Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática” no curso de Pedagogia da Universidade Nilton Lins (Manaus/AM). De modo que, as atividades, textos e dinâmicas foram pensadas com o intuito de romper com a imagem social de uma matemática assustadora, inacessível e complicada. Logo, ao perceber que os estudantes apresentavam receios e diversos traumas ligados a este componente curricular, foi pensado uma oficina de planejamento de jogos virtuais, a partir de situações problemas reais, pesquisadas na internet pelos próprios acadêmicos, no qual nos amparamos nos estudos vinculados à prática da gamificação.  A partir da situação problema, os graduandos tinham a missão de elaborar um jogo digital para minimizar os impactos gerados por tal problemática, de modo que além das orientações do professor ministrante, também eram norteados a partir de um roteiro, que indicava questões pedagógicas e questões virtuais que o jogo deveria dar conta. Após as atividades, os acadêmicos foram submetidos a um questionário com perguntas abertas e fechadas, disponível na plataforma do Google, que visava instrumentar essa pesquisa, bem como avaliar as ações da oficina. Sendo assim, os futuros professores foram incentivados a refletir acerca da docência na área de matemática, bem como a pensarem em estratégias dinamizadas para o ensino desta disciplina, sendo a gamificação, apenas uma, dentre tantas metodologias ativas.

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