Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ENSINO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM
Anielle G. Vaz Coelho, Fabiana Fiorezi de Marco

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste trabalho apresenta-se o recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no âmbito de um grupo de dimensão colaborativa “Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica” (GEPEMAPe), no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia-MG.Tem-se como objetivo analisar possíveis contribuições de atividades de ensino para a compreensão do conceito de porcentagem por alunos do 8º ano do ensino fundamental. Para esse estudo, propuseram-se atividades de ensino a alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal, em Uberlândia-MG. Buscou-se evidenciar o conceito de porcentagem na perspectiva Histórico-Cultural, que representa o movimento de produção de conhecimento visando obter respostas às necessidades humanas. Para atingir o objetivo proposto, investiga-se sobre o surgimento da porcentagem em Roma, a teoria da atividade orientadora de ensino (MOURA) e sua relação com a teoria da atividade (LEONTIEV). Nas análises dos episódios das atividades propostas durante a pesquisa são destacadas cenas que permitem compreender o movimento do processo percorrido pelos alunos para a construção do conceito de porcentagem e possíveis considerações a fim de contribuir com o ensino de tal conceito.


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