Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE QUADRILÁTEROS COM USO DE UM JOGO DE TRILHAS
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Natiele de Almeida Gonzaga, Alessandra Querino da Silva

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


Este trabalho teve por objetivo relatar o desenvolvimento de uma atividade de ensino utilizando o jogo de trilha para fixação de conceitos e propriedades geométricas de quadriláteros e conferir as vantagens em abordar conteúdos matemáticos ludicamente. A atividade foi aplicada em uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Dourados/MS, parceira do subprojeto de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os resultados permitiram inferir que a utilização de jogos pode proporcionar um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico contribuindo significativamente para a construção de conhecimento. Além disso, observou-se que ao jogar o estudante consegue se expressar de forma mais espontânea o que permite ao professor identificar dificuldades e sanar as principais dúvidas de forma mais eficiente.


Texto completo: PDF