Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ABORDAGENS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Jackelyne de Souza Medrado, Roberto Nardi, Marisa da Silva Dias

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e trata-se de um Estado da Arte sobre a formação de professores de matemática com foco no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Balizamos nossa pesquisa pelas seguintes questões: I) Como o ECS tem sido considerado na formação inicial do professor de matemática? II) O que dizem os trabalhos que estudam a formação inicial de professores de matemática sobre a articulação entre pesquisa em ensino e a prática no contexto da EJA? Para o levantamento dos dados consideramos as bases: Scientific Eletronic Library online (Scielo), Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações (BDTD) e os Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A análise nos mostrou diferentes abordagens sobre o ECS, entre elas, as contribuições para a formação inicial de professores de matemática, suas configurações nos cursos de licenciatura em matemática e nos documentos oficiais, bem como a potencialidade do ECS como espaço de aproximação entre teoria e prática. A literatura mostrou ainda a escassez de pesquisas sobre a formação inicial de professores de matemática para o contexto da EJA.

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