Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL, PELOTAS/RS ENTRE 1947 E 1971
Vinícius Kercher

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


O presente texto tem por objetivo apresentar alguns aspectos teóricos e metodológicos que estão sendo implementados em uma pesquisa de Mestrado que tem como norte analisar o ensino de matemática no curso normal desenvolvido no Instituto Assis Brasil, na cidade de Pelotas/RS, entre os anos de 1947 e 1971. Preocupamo-nos, sobretudo, em investigar o contexto em que se deu a oferta da formação matemática às futuras professoras primárias, mas sem deixar de observar as pretensões dos governantes envolvidos com a Educação à época. Para isso, iremos nos valer de uma analítica documental e dos aportes da História Oral, como proposta teórico-metodológica subsidiada através de entrevistas com ex-professoras e ex-normalistas da instituição mencionada, para cotejo e identificação das possíveis expectativas sobre os saberes elementares matemáticos aplicados neste específico espaço escolar e em determinada temporalidade.

Texto completo: PDF