Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Juliana Leal Salmasio, Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


O Estágio Supervisionado é o momento que os futuros professores possuem para desenvolver atividades na escola, as quais sejam capazes de provocar reflexões refletir sobre a sua futura prática docente, buscando iniciar o reconhecimento do papel do professor na realidade da escola. Nesta etapa de formação, consideramos que seja importante que o futuro professor busque utilizar todo aprendizado adquirido durante a vida acadêmica visando sempre uma ação reflexiva para a sua futura profissão. Neste sentido, o trabalho apresenta um relato sobre a experiência vivida no estágio Supervisionado II em Matemática desenvolvido durante o segundo semestre de 2016, o qual ficou inviável a realização do mesmo nas escolas de Dourados – MS, devido a última greve dos professores universitários, a qual fez com que o calendário acadêmico fosse modificado e desregulando o funcionamento em conjunto com o calendário escolar, uma vez que tivemos aula durante as férias de verão e a escola estava em recesso. Com isso, os professores de estágio propuseram que fizéssemos nossas regências para a turma de Estágio Supervisionado I e eles para nós. A dinâmica proposta possibilitou um aprendizado em grupo, debatemos sobre as aulas, conteúdos e aprender juntos. Porém, sentimos falta da vivência de escola. Toda forma de aprendizado, seja no estágio, seja aulas simuladas ou no ambiente escolar trás recursos a contribuir com a nossa formação, mas é incomparável ao contato direto com os alunos o contexto da escola, uma vez que os estágios potencializam uma das primeiras aproximações com nosso futuro ambiente de trabalho. Buscando sempre permear a teoria e a prática, de modo a atender a todas as necessidades dos alunos.


Texto completo: PDF