Última alteração: 06-10-2017
Resumo
Muito se tem pesquisado sobre novas formas de ensinar e transmitir os conteúdos de Matemática, e de sua importância em nossa sociedade atual, tanto dentro da Escola quanto fora dela. Muitos alunos tem sentido as aulas desmotivadoras e desconectadas com seus desejos. Por isso, este estudo tem como objetivo apresentar e propor uma proposta de trabalho desenvolvida no subprojeto do PIBID de nossa instituição, pautada na metodologia do uso de jogos. Eles são usados em comunhão com fichas de atividades, pois assim, podem contribuir e auxiliar no levantamento de discussões envolvendo determinados conceitos chaves da Matemática básica, mais especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental, tais como frações, divisibilidade, expressões numéricas e equações. Assim, todos os jogos são propostos com, pelo menos, uma ficha de atividade, pois sua principal função é o auxílio gradativo na construção dos conteúdos. Portanto, ao jogar os alunos são levados a refletir sobre situações problemas criadas durante sua experiência do jogo, resolvendo-os de maneira empírica, sem a pressão do erro. Com as fichas, o aluno concretiza as situações problemas explorando a utilização da matemática em situações do jogo, tornando determinados algoritmos mais prazerosos. Estas situações que são propostas pelas fichas, são apresentadas no jogo e todas possuem conexões com a Matemática estudada em sala, pois assim, é possível ressignificar o conhecimento. Nosso intuito central é construir conceitos matemáticos a partir do jogo e, proporcionar ao aluno a reflexão de que aprendendo e utilizando esses conceitos, pode-se jogar de forma mais consciente.