Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A PERCEPÇÃO DO EGRESSO NA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
Neuza Teramon

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A avaliação de um curso de graduação, é um processo contínuo que ocorre antes mesmo da implantação do curso, pois, inicialmente, é necessário verificar sua viabilidade. A avaliação realiza-se durante o transcorrer do curso e deve ocorrer avaliação após a conclusão do mesmo para verificação das metas de formação profissional e cidadã. Nesta perspectiva, a avaliação de um curso de graduação, segundo o olhar do egresso, é um dos indicadores da qualidade do curso. Neste trabalho, em execução, pretendemos traçar o perfil do estudante egresso do curso de Matemática, habilitações licenciatura e bacharelado, da Universidade Estadual de Londrina, verificando se o projeto pedagógico do curso foi capaz de prepará-los para a inserção no mercado de trabalho, se houve capacitação para desenvolvimento de atividades acadêmicas e averiguando-se o desenvolvimento de espírito crítico e autônomo. Para tanto, entrevistaremos os egressos do período de 2005 a 2015, por meio de um instrumento de avaliação elaborado a partir das diretrizes indicadas no projeto pedagógico do referido curso. Com este propósito, este trabalho retoma conceitos relacionados à avaliação educacional e avaliação da educação superior no Brasil. São apresentadas pesquisas relativas à análise de cursos tendo a percepção do egresso como critério de avaliação. Por meio desta pesquisa, esperamos obter subsídios para a crítica, reflexão e o diálogo sobre o projeto político pedagógico do curso e apontar tanto suas potencialidades, que devem ser preservadas e reforçadas, quanto suas fragilidades que podem indicar aspectos que subsidiarão discussões que permitam possibilidades de mudanças curriculares.