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CONCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÃO
Última alteração: 25-09-2017
Resumo
Neste trabalho são discutidas as concepções dos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática sobre a demonstração em Matemática. Para isso, foi estabelecido um referencial teórico que possibilitou entender o raciocínio, a natureza da demonstração matemática e os processos envolvidos para construí-la, tomando por base, inicialmente, as pesquisas de Nickerson (2010). Para possibilitar uma melhor compreensão dos aspectos inerentes aos métodos de demonstração, optamos por uma orientação histórica, filosófica e matemática, numa perspectiva epistemológica e ontológica, presente no processo de demonstração. Em seguida, foi aplicado um questionário para alunos de Licenciatura em Matemática com questões que tiveram como objetivo abordar as concepções desses alunos sobre demonstração em Matemática. Neste texto discutimos os resultados obtidos por meio da análise das respostas dadas ao questionário. Ao analisar as respostas dos alunos ao questionário, notamos que prevalece uma concepção de que a demonstração teve origem na Grécia Antiga, de que o que é considerado uma demonstração em Matemática varia em conformidade com o contexto social e o período histórico e de que uma demonstração é válida quando não se encontram contraexemplos que contradigam o que foi provado. Entretanto, a concepção do que é uma demonstração e como as demonstrações são construídas é diversa.
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