Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO
Talia Rodrigues de Morais

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


 

Resumo: Este texto relata uma atividade de pesquisa realizada em uma turma dos anos finais de uma Escola Estadual do Ensino Fundamental, que apresenta dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento em sala de aula. A pesquisa, teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, e descreve uma atividade prática que foi realizada com o objetivo de estimular o trabalho em grupo, a afetividade, a harmonia da turma além de oportunizar a abordagem do conteúdo, a tabuada. Neste trabalho abordou-se temas como rótulos de turmas, afetividade, o material lúdico como auxiliador no processo de aprendizagem, especificamente dos alunos da turma onde foi feita a pesquisa. Como resultado deste trabalho, surgiu a iniciativa de criar um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), juntamente com a equipe diretiva da escola e professor da turma, para dar continuidade ao trabalho, motivando os alunos e despertando o interesse destes pela disciplina de Matemática.

 

Palavras Chaves: Ensino de matemática. Afetividade. Rótulo de alunos, atividade lúdica


Texto completo: PDF