Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca de uma proposta de ensino sobre Geometria Espacial, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em uma escola pública estadual cadastrada no programa. A proposta tem como objetivo principal articular o ensino da Matemática ao ensino da Filosofia, apontando elementos historicamente constituídos sobre o pensamento platônico. A proposta foi aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Médio, durante cinco períodos de 50 minutos cada um. Os principais materiais escolhidos pelos estudantes foram: palitos de churrasco; garrotes de borracha; balas de goma; canudos de pirulito ou refrigerante; e cordão. Com a utilização da Filosofia foi possível perceber que os estudantes ficaram mais atentos às explicações dadas pelos bolsistas fazendo questionamentos acerca da articulação entre duas áreas que, para os estudantes, são vistas como distintas. Evidenciou que é possível fazer com que a Matemática seja vista por um viés mais humano e sensibilizador. A construção dos sólidos geométricos instigou a curiosidade e o espírito criativo dos estudantes, uma vez que eram desafiados a elaborar estratégias utilizando os materiais disponibilizados para que de fato os seus sólidos fossem os modelos mais fidedignos possível dos sólidos (de acrílico) apresentados pelos bolsistas. O manuseio do material manipulativo criou condições para que os estudantes visualizassem as arestas, faces e vértices de cada poliedro, confirmando a Relação de Euler.