Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE BRASÍLIA: CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÕES DE IDEIAS ADVINDAS DO PABAEE
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


O presente artigo foca a circulação e apropriação das ideias advindas do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar – ‘PABAEE - para o ensino de Aritmética nas escolas públicas primárias de Brasília, de 1957 a 1963.  Especificamente, busca-se analisar a apropriação da professora Olinda Lôbo, efetuadas a partir de sua participação no Curso PABAEE realizado no estado de Minas Gerais. O aporte teórico-metodológico é construído na perspectiva da História Cultural, com base nos conceitos de apropriação de Roger Chartier (2002) e relação global e local entre outros elementos que remetem à noção de circulação de Serge Gruzinski (2001). As informações foram coletadas a partir de entrevista da professora Olinda Lôbo e da análise do currículo da Fundação Educacional do Distrito Federal (FEDF) 1962/1963, do qual a professora foi uma das elaboradoras. Constatou-se que a referida professora apropriou-se das recomendações propugnadas pelo PABAEE e foi protagonista das ideias pedagógicas ligadas ao ensino de Aritmética na educação primária de Brasília-DF.

Palavras-chave: Aritmética. Ensino Primário. Circulação. Apropriação. Brasília.


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