Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA AO ENSINO DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.
Adil Ferreira Magalhães, Matheus Guilherme Fernandes

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O trabalho teve como objetivo planejar, programar e analisar criticamente os resultados de uma experiência de ensino utilizando softwares educacionais gratuitos, com interfaces amigáveis, visando conectar e integrar diferentes possibilidades de atuação didático-pedagógica para os conteúdos destacados na ementa da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II – Funções de Duas Variáveis - do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Paraná -  Campus Telêmaco Borba. As atividades foram estruturadas no formato de Módulos Didáticos com a utilização dos softwares MÁXIMA E GEOGEBRA e baseadas no Produto Educacional do professor Ms. Fábio Luiz de Oliveira, egresso do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Ouro Preto - MG e desenvolvidas pelos estudantes do 3º Período do curso descrito. Os resultados indicaram descobertas significativas em relação ao tema abordado, visto que os estudantes executaram os módulos didáticos sem ter o conhecimento prévio do tema. As dificuldades apresentadas referiram-se aos registros algébricos e ao manuseio em relação aos comandos dos softwares.

Texto completo: PDF