Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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MATRIZES, TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E OBRAS DE ARTE: REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA
Lauro Chagas e Sá, Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A partir de nossa experiência, observamos que no ensino de Matrizes é dada mais ênfase aos aspectos técnicos, como apresentação fragmentada de nomenclaturas e de regras, e isto também é verificado se analisarmos os livros didáticos. Considerando esse cenário, este trabalho relata uma abordagem avaliativa de operações com Matrizes com quatro turmas de segundo ano de Ensino Médio. Iniciamos o trabalho em sala apresentando as definições e evidenciando as aplicações desse conteúdo na computação gráfica, em uma rede social de fotos e um aplicativo de troca de mensagens. Em seguida, fomos ao laboratório de informática e, com o software Geogebra, interpretamos as transformações geométricas enquanto operações com Matrizes. Dando continuidade ao trabalho, os estudantes foram organizados em grupos e fizeram a releitura de uma obra artística no plano cartesiano do Geogebra. Neste artigo, destacamos as aprendizagens dos estudantes que desenvolveram trabalhos com obras de Dionísio Del Santo e de Rubem Valentim, importantes artistas plásticos brasileiros. A partir da produção escrita dos alunos no trabalho, verificamos que enquanto analisavam obras de Rubem Valentin, os estudantes passaram a conhecer religiões de base africana, como o candomblé e a umbanda, referenciadas nas obras do artista através de suas formas geométricas; também, trabalhando com obras de Dionísio Del Santo, artista capixaba, os educandos valorizaram a arte local e perceberam a influência de sua origem rural nas obras produzidas. Assim, concluímos que ao associarem arte e matemática, os estudantes superaram o conhecimento puramente matemático para um conhecimento científico inscrito num contexto artístico.

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