Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência de um projeto de ensino de matemática da disciplina de Estágio Obrigatório do curso de Matemática-Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Ponta Porã. Esse projeto de ensino busca promover a integração entre teoria e prática dos futuros professores estimulando a utilização de estratégias diferenciadas de ensino. A estratégia de ensino escolhida para a realização do projeto foi a Modelagem Matemática cujo a problemática foi verificar as considerações dos alunos sobre uma aula diferenciada. Para tanto, foram escolhidas três turmas do nono do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Ponta Porã/MS, iniciamos a aula com um debate sobre o tema de sedentarismo e, em seguida, elaboramos uma situação-problema advinda da temática e, durante o desenvolvimento do projeto, notamos que os alunos foram ativos no processo de aprendizagem em todos os momentos, além de serem estimulados a pensarem criticamente sobre o processo desenvolvido. Sendo assim, consideramos que a Modelagem Matemática, em relação as opiniões dos alunos, pode ser uma forma diferenciada de ensino que possibilita as aulas mais divertidas, interessantes que estimula a criticidade, o debate e a participação dos alunos.