Última alteração: 02-10-2017
Resumo
Neste artigo temos como objetivo caracterizar a abordagem do conteúdo de probabilidade em um livro didático de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, aprovado no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017. Este trabalho apresenta apontamentos de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e de discussões e estudos do Grupo de Estudos em Didática da Matemática (DDMat). O referencial teórico e metodológico utilizado para produção de dados e análise desta pesquisa está pautado na Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Yves Chevallard (1999). Esta teoria nos permite modelar e analisar as Organizações Matemáticas (OM) e Organizações Didáticas (OD) relacionadas às atividades das seções do livro em que é apresentada o conteúdo de probabilidade, por meio do modelo praxeológico – o quarteto: tipos de tarefa (T), técnica (t), tecnologia (θ), e teoria (Θ). Salientamos a relevância do livro didático, por ser uma das principais ferramentas utilizadas pelo professor em sala de aula e pelo aluno como ferramenta de estudo, bem como a importância do ensino da probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Nas primeiras análises do livro, foi possível identificar que o conteúdo de probabilidade é pouco explorado por ter sido apresentado em apenas um tópico de um capítulo que se refere ao conteúdo de frações, o qual associou a probabilidade a ideia de fração.