Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como objetivos o aperfeiçoamento da formação dos futuros professores e a melhoria na qualidade da educação. Através de nossa participação no programa, é possível se aproximar do ambiente escolar e viver experiências que contribuem para nossa formação enquanto futuros professores. Uma preocupação nossa, bolsistas do Pibid, sempre foi levar aos alunos metodologias diferenciadas de ensino que possam ajudá-los na construção de seus conhecimentos. No decorrer de nossa atuação na escola contemplada com o Pibid Matemática, Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, localizada no município de Tupanciretã, foi perceptível para nós a grande dificuldade existente por parte dos alunos na realização de operações que envolvessem números decimais. Diante desse cenário, realizamos um circuito de jogos, para ajudar os estudantes a melhorar compreensão dos conceitos referentes a operações com números decimais. A aplicação de jogos é uma ótima alternativa e traz diversos benefícios, Nogueira (2005) apresenta alguns deles: “Os jogos favorecem a identificação de dificuldades; promove a competição entre os alunos; faz com que os alunos se tornem mais confiantes, críticos e capazes de trabalhar em equipe”. Para Antunes (2006), “Ao jogar o aluno resolve questões por meio de tentativa e erro; pode reduzir um problema em situações mais simples; representar os problemas, através de desenhos, gráficos ou tabelas, fazer analogias de problemas semelhantes e desenvolver o pensamento lógico”. Esse tipo de atividade além de ser atraente, colabora para a formação de adultos mais críticos e preparados para vida em sociedade.  Após a aplicação dos jogos, verificamos que os alunos gostaram da atividade proposta e que esta promoveu melhora no entendimento dos alunos, que conseguiam resolver com mais facilidade os exercícios que envolviam as operações entre números decimais em sala de aula.

Texto completo: PDF