Tamanho da fonte:
PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA
Última alteração: 22-09-2017
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como objetivos o aperfeiçoamento da formação dos futuros professores e a melhoria na qualidade da educação. Através de nossa participação no programa, é possível se aproximar do ambiente escolar e viver experiências que contribuem para nossa formação enquanto futuros professores. Uma preocupação nossa, bolsistas do Pibid, sempre foi levar aos alunos metodologias diferenciadas de ensino que possam ajudá-los na construção de seus conhecimentos. No decorrer de nossa atuação na escola contemplada com o Pibid Matemática, Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, localizada no município de Tupanciretã, foi perceptível para nós a grande dificuldade existente por parte dos alunos na realização de operações que envolvessem números decimais. Diante desse cenário, realizamos um circuito de jogos, para ajudar os estudantes a melhorar compreensão dos conceitos referentes a operações com números decimais. A aplicação de jogos é uma ótima alternativa e traz diversos benefícios, Nogueira (2005) apresenta alguns deles: “Os jogos favorecem a identificação de dificuldades; promove a competição entre os alunos; faz com que os alunos se tornem mais confiantes, críticos e capazes de trabalhar em equipe”. Para Antunes (2006), “Ao jogar o aluno resolve questões por meio de tentativa e erro; pode reduzir um problema em situações mais simples; representar os problemas, através de desenhos, gráficos ou tabelas, fazer analogias de problemas semelhantes e desenvolver o pensamento lógico”. Esse tipo de atividade além de ser atraente, colabora para a formação de adultos mais críticos e preparados para vida em sociedade. Após a aplicação dos jogos, verificamos que os alunos gostaram da atividade proposta e que esta promoveu melhora no entendimento dos alunos, que conseguiam resolver com mais facilidade os exercícios que envolviam as operações entre números decimais em sala de aula.
Texto completo:
PDF