Última alteração: 15-09-2017
Resumo
A proposta de pesquisa nasce das várias questões formuladas pela autora durante o estágio no Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática. A Escola, na qual foi realizado o estágio, adota a pedagogia de projetos como base para alcançar o envolvimento e aprendizagem dos alunos. Durante o estágio observou-se que os alunos que nela estudam, traçam suas próprias maneiras de estudar determinado conteúdo. Nessa perspectiva de ensino/aprendizagem cada aluno, juntamente com o professor, tem a responsabilidade de planejar o seu dia escolar e de pesquisar assuntos que vão ao encontro de interesses próprios. Objetivando compreender o aprender e o ensinar nessa perspectiva nossa pesquisa busca olhar para práticas adotadas por professores/coordenação/direção que simpatizam/adotam a perspectiva de Ensino por Projetos trazendo elementos de análise que serão construídos a partir do estudo na literatura da inter-relação da modelagem matemática, da resolução de problemas e da perspectiva de abordagem por projetos, para compreender melhor essa prática. Trata-se de uma investigação qualitativa, de vertente crítica (Freire, 1998). Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado realizado na UNESP na área de Educação Matemática. Os dados serão constituídos a partir de questionários e de entrevistas realizadas com professores, diretores e coordenadores de Escolas.
Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino por Projetos. Modelagem Matemática.