Última alteração: 15-09-2017
Resumo
A elaboração deste trabalho deu-se a partir da construção de uma pesquisa em desenvolvimento no curso de Mestrado em educação da Universidade Federal de Pelotas vinculado a Faculdade de Educação do Programa de Pós Graduação em Educação. Sabendo-se que as tecnologias digitais interativas estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e que elas provocam uma transformação nos modos de pensar e agir nos sujeitos inseridos na sociedade e no contexto escolar, este trabalho tem como objetivo compreender qual a proposta pedagógica dos professores de matemática quando utilizam-se destes aparatos para desenvolver conteúdos em suas aulas. Tecnologias no sentido explicado por Oliveira (1999) é considerada “como o recurso construído com objetivo de resolver problemas relativos a necessidades enfrentadas pelo sujeito numa dada formação social”, assim, se constituído em produtos da ação humana. Nesse sentido, deve-se verificar se as tecnologias utilizadas pelos professores em suas aulas são aparatos principais na explicação de algum conteúdo específico ou apenas simples ferramentas que facilitam essas práticas. O trabalho está sendo realizado com algumas escolas públicas do município de Pelotas – RS com professores que utilizam ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas. O que se percebe a priori, é que o professor, muitas vezes, não tem possibilidades de usar as tecnologias interativas, ou porque a escola pouco disponibiliza o contato dos alunos e estudantes com esses aparatos em um tempo integral, ou porque o professor tem dúvidas de como utiliza-las para que seu ensino seja relevante, provoque os alunos a serem partícipes na sua construção.