Última alteração: 06-10-2017
Resumo
Neste minicurso, objetiva-se esclarecer uma alternativa didática que descomplica e proporciona ao corpo docente e discente, inclusive aos estudantes de licenciatura em matemática, uma maneira interessante de solucionar o volume da pirâmide usando limite da soma de uma série geométrica. Tratando-se de um alicerce através de princípios geométricos, algébricos e lúdicos de extrema praticidade. Para corroborar com a antecedente problemática, em razão da predominantemente discussão da fórmula do volume da pirâmide no atual ensino médio se basear apenas em apresentações normalmente habituais – livros didáticos, quadros e giz -, propomos inserir atividades lúdicas (utilizando material concreto como mecanismo para verificação clara da fórmula do volume da pirâmide) que legitimam o cálculo do volume da pirâmide. Ademais, questões que abrangem o conteúdo de tal problema no ensino médio serão lançadas aos participantes do minicurso, a fim de preencher e fixar esse assunto.